quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Quais as implicações da Contingência para a prática da admiistração?


É uma abordagem tautológica, contanto, não se tem uma explicação de como ou porque se desenvolve uma ótima maneira de se organizar, pois existem aspectos que náo podem ser antecipados e sua maneira é exageradamente racionalizada.
Há casos de modelos falharem na ênfase das consequêcias não-previstas da mudança planejada.
Os intervalos são muito curtos, por isso tem dificuldade de mudar com frequencia. Sendo assim também multifacetado.



fonte: meusite.mackenzie.com.br/teoriadacontingenciaeadhocracia

O que é Contingência Estrutural afinal?

A Contingência são modelos que se aplicam no ambiente Organizacional, afim de combinar elementos importantes ao objetivo, conflitos e restrições.
Com isso, muda toda a sua estrutura organizacional dependendo da natureza do ambiente com o qual a organização se relaciona.
Há uma grande contribuição numa organização, devendo, no entanto, lidar com as incertezas do ambiente, sendo que, esteja preparada para organizar qualquer estratégia que venha desencadear no ambiente.
O administrador caberá de diagnosticar à situação e escolher a abordagem mais indicada a ser aplicada no caso.
A Teoria da Contingência vai mais adiante do que a Teoria de Sistemas quando é abordado o problema do ambiente, pois há várias estratégias para tornar uma organização eficaz e eficiente.
Existem duas tipologias de organizações que se formam e se adaptam conforme o tipo de pressão ambiental que são as Organizações Mecânicas e Orgânicas. Fazendo com que diferencie o ambiente e diferentes tipos e estilos de organizações.
Contando com a Contingência, sempre haverá alternativas para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.




















Fonte: www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-530x20020001000048script=sciarttext
www.coladweb.com/administracao/teoria-da-contingenciaeadhocracia