sexta-feira, 20 de março de 2009

Crítica do filme "O TERMINAL"


O TERMINAL, um filme baseado em uma história real, onde um homem, em busca da realização de um sonho de seu pai, viaja até os Estados Unidos, mesmo sem dominar o idioma daquele país (código), para conseguir um autógrafo de um músico de Jazz famoso. Enquanto voava para Nova Iorque seu país sofre um golpe de estado, e sem conseguir comunicação ele e os funcionários do aeroporto fazem uso de vários tipos de linguagem para tentar comunicação.
O protagonista Viktor (Tom Hanks), ao pisar em solo americano se depara com a impossibilidade de sair do aeroporto, um cenário repleto de linguagens, de pessoas de toda parte do mundo, de placas informativas, sinais sonoros e luminosos que tocam e acedem a cada instante, de telas de televisão espalhadas em cada canto; o problema é que Viktor (Tom Hanks), não dominava a principal ferramenta linguística, a verbal. Logo ao chegar ao aeroporto ele é encaminhado até a gerência do terminal, que ao perceber a dificuldade faz uso de uma linguagem mista para tentar comunicar-se, mas não obteve sucesso. O protagonista só começa a entender o que está acontecendo quando escuta na televisão o hino de seu país, e através de uma mensagem visual interpreta o que estava acontecendo e o porquê de sua retenção no aeroporto. Ele ainda passa dificuldade para conseguir se alimentar, para ir ao banheiro, para desviar de placas sinalizadoras, como a de piso molhado, por exemplo. O diretor de forma eloquente mostrou que sem comunicação, nós nos tornamos reféns de nós mesmos, não há mensagem, não há justificativas ou pedidos que possam ser atendidos, ele deixa claro quando Viktor e seu conterrâneo, em uma das cenas do filme, enganam o diretor do terminal dizendo que o remédio a ser exportado, seria para uso animal e não humano.
A trama traz ainda outras formas de comunicação, como merchandising do Burger King, por exemplo, e a propaganda em si, quando os autos falantes do saguão anunciam vôos da AmericanAirlines.
Contudo o filme O terminal, consegue passar a mensagem de que sem o domínio da linguagem e de suas formas, o homem não consegue se socializar no mundo globalizado.